Centro de Atividades Técnicas dos Bombeiros está na 12ª Feira do Empreendedor

Os vistoriadores ajudam os empreendedores a compreender os aspectos da legislação e os procedimentos da corporação

O Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) está na 12ª Feira do Empreendedor. Durante os três dias, os vistoriadores estão divulgando os trabalhos do CAT e auxiliando os empreendedores nos processos de abertura de empresas, apresentando as exigências da legislação para cada tipo de empreendimento e como tramitam as etapas dos processos na corporação.

Para o coordenador do CAT, engenheiro e especialista em segurança do trabalho e contra incêndio e pânico, Luciano Mendonça Seiler, as consultas prévias ou mesmo durante a Feira do Empreendedor podem abreviar uma etapa no processo de concessão de alvará e liberação do empreendimento.

Isso porque, de modo geral, por falta de conhecimento os empresários não equipam previamente os espaços do empreendimento com os sistemas requeridos pela legislação. Dessa forma, quando os vistoriadores fazem a primeira visita é necessário fazer as orientações, gerando atrasos e retrabalhos.

“A nossa expectativa na Feira é contribuir com os empreendedores e, por conseguinte, com a sociedade colocando nosso serviço em benefício das empresas de modo a assegurar os requisitos de segurança dos empreendimentos. Além, é claro, de contribuir com a agilidade e assertividade necessárias para os processos”, diz Mendonça.

O CAT está sempre à disposição e os empreendedores podem tirar dúvidas por e-mail, no endereçocatresponde@cbvj.com.br .